quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Começando a voar mais alto.

A aldeia russa onde minha mãe nasceu foi também o local de nascimento de duas lendas da aviação de guerra soviética: Artem Mikoyan e Mikhail Gurevich. Os três cresceram juntos, tornando-se amigos leais para toda a vida. Mikoyan e Gurevich foram os caras que projetaram e construíram os famosos caças a jato Mig. E eu, tive a honra de pilotar o primeiro Mig-15 num vôo experimental Moscou/Tumumu em 20 de dezembro de 1945. Antes mesmo que o avião entrasse em operação. Meu conhecimento sobre a aeronave era total e fui presenteado com a primeira unidade do Mig-15, que ajudei a desenvolver e que viria a se tornar uma lenda dos céus. O Mig-15 foi a razão principal para os americanos me utilizarem como espião, durante a II Guerra. Eles queriam obter os segredos do maravilhoso caça. Mas, eu jamais entregaria isso. Minha lealdade às pessoas não estava à venda, especialmente pessoas como minha mãe Yelena Potemkin, Mikoyan e Gurevich.

Nenhum comentário: